Capítulo de livro da Profª Soraia M. Vieira em co-autoria com Glaucio Soares e Natalia Maciel em A RELEVÂNCIA DA CIÊNCIA POLÍTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO À OBRA DE OLAVO BRASIL DE LIMA Jr.

Link para o livro

• Organizadores(es): ANTONIO LAVAREDA, GLÁUCIO ARY DILLON SOARES
  • Autor(es): ELI DINIZ, MARIA REGINA SOARES DE LIMA, RENATO BOSCHI, DAVID FLEISCHER , FÁTIMA ANASTASIA, MANOEL LEONARDO SANTOS, NATALIA MACIEL, SORAIA MARCELINO VIEIRA , OCTAVIO AMORIM NETO, FABIANO SANTOS, OLAVO BRASIL DE LIMA JÚNIOR
  • ISBN: 9788571064836
  • Idioma: Português
  • Edição: 1ª. Edição
  • Número de Páginas: 280
  • Ano de Edição: 2014
  • Formato: 16 X 23

Sinopse

O presente livro tenta traduzir a dimensão do patrimônio intelectual deixado por Olavo Brasil de Lima Júnior. O desafio dos autores que participam deste volume é ajudar a transmiti-lo às gerações presentes e futuras. Olavo foi um fértil e criativo pensador, tendo emprestado para o desenvolvimento da ciência política uma contribuição excepcional. Sua dedicação, inesgotável, muito colaborou para o fortalecimento da Pós-graduação no Brasil, através principalmente do IUPERJ – Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro, que produziu sob sua exigente orientação uma constelação de brilhantes pesquisadores.

Da apresentação de Antonio Lavareda e

Gláucio Ary Dillon Soares

OLAVO BRASIL

Nas reuniões da ANPOCS vemos milhares de professores e alunos das Ciências Sociais caminhando, preparando ativamente suas intervenções, comentários ou até jogando conversa fora. Mesas, fóruns, conferências, tudo acontecendo dentro de um arcabouço institucional que é taken for granted. Mas essas instituições foram construídas, não apareceram do nada.

Olavo Brasil de Lima Júnior foi fundador e presidente da ANPOCS. Articulou, buscou apoio e recursos. Redigiu a ata de sua fundação, e foi seu primeiro secretário executivo. Colaborou na criação dos Grupos de Trabalho sobre partidos, comportamento eleitoral e problemas de institucionalização política. Em outubro de 1998, foi eleito presidente. Olavo também foi parte responsável pela criação da ABCP. No momento apropriado, junto com um pequeno grupo, chegou à conclusão de que a Ciência Política brasileira necessitava de uma associação própria. Cinco presidentes e dezessete anos mais tarde, a ABCP é uma instituição pujante, com raízes profundas, reconhecida. Essas foram, apenas, duas das instituições que Olavo Brasil ajudou a fundar e/ou a aperfeiçoar.

Poucos, hoje, usufruindo do que as associações profissionais como a ANPOCS e a ABCP oferecem, param para pensar que elas não caíram do céu: houve institution builders, construtores de instituições, que tornaram possível que eles estivessem ali, debatendo, apresentando, ensinando, aprendendo, namorando até. Olavo Brasil foi um grande construtor de instituições nas Ciências Políticas e Sociais no Brasil, talvez o maior deles.

Gláucio Ary Dillon Soares

• SUMÁRIO

Apresentação......7

Gláucio Soares / Antonio Lavareda