Ciclo de Debates: Geopolítica Contemporânea

Enviado por George em ter, 19/01/2016 - 19:07

O Ciclo de Debates: Geopolítica Contemporânea ocorrerá no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF), em Angra dos Reis, nos dias 28 de janeiro, 18 de fevereiro, 4 e 17 de março de 2016, sempre às 14h30 O evento é aberto. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ciclogeocont@gmail.com, para fins de certificação (12h de atividade).

Depois das interdições e do balanço crítico da geopolítica tradicional, ancorada no poder dos estados e impérios, as abordagens geopolíticas contemporâneas trouxeram à tona as relações entre espaço e poder a partir de diferentes escalas e sujeitos de conhecimento, com renovações epistemológicas e metodológicas que têm permitido uma entrada cada vez maior desse saber estratégico e polêmico na academia, na política e na mídia. O Ciclo de Debates: Geopolítica Contemporânea, que acontece na UFF/Angra, vem colocar em debate as contribuições de pesquisadores com diferentes enfoques temáticos. O ciclo tem como público-alvo os estudantes de Geografia, Políticas Públicas e Pedagogia (cursos existentes atualmente no IEAR), mas está aberto a convidados de todos os lugares, pois certamente despertará um interesse mais amplo na universidade e no município de Angra dos Reis.

Coordenação: Licio Caetano do Rego Monteiro

Programação:

28/janeiro, quinta, 14h30: Prof. Dr. André Reyes Novaes (Geografia/UERJ)

Cartografia, geopolítica e poder

18/fevereiro, quinta, 14h30: Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (Geografia/UFF)

Geopolítica do meio ambiente

4/março, sexta, 14h30: Prof. Dr. Vitor Stuart Gabriel de Pieri (Turismo/UERJ)

Geopolítica do turismo

17/março, quinta, 14h30: Profa. Dra. Juliana Nunes Rodrigues (Geografia/UFF)

Políticas públicas e geografia