Pular para o conteúdo principal

Você está aqui

Angra sediará etapa do Encontro Nacional de Políticas Públicas

Enviado por George em ter, 23/05/2017 - 17:42

O Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), campi regional da Universidade Federal Fluminense, realizará nos dias 7 e 8 de junho, o Pré III Encontro Nacional de Políticas Públicas (ENPP), com a temática ‘O lugar das Políticas Públicas em tempos de Crise’. O evento é a etapa preparatória do III Encontro Nacional de Políticas Públicas, que será realizado em 2018, em universidade ainda a ser definida.

 

 

 

 

 

O evento conta com programação variada, com atividades nos turnos da manhã, tarde e à noite. O evento está dividido em Grupos de Trabalho, Mesa de Debates e Conferências. Os grupos de trabalho, local onde pesquisadores de todo o Brasil puderam enviar artigos acadêmicos para compartilhamento de estudos, foram divididos em três temáticas: ‘Análise de Políticas públicas: Agenda-setting, formulação, implementação e avaliação de políticas’; ‘Políticas Públicas e Movimentos sociais’; e ‘Estado, Governo e Políticas Públicas’. De centenas de trabalhos enviados, foram escolhidos 42 para serem expostos no evento.

 

         Na quarta-feira, dia 7, às 13h, será realizada a cerimônia de abertura oficial do Pré III ENPP, na sede do IEAR, em Jacuecanga. Em seguida, as 13h30, será realizada a primeira sessão de apresentações dos Grupos de Trabalhos. As 18h30, já no Iate Clube Aquidabã, na Praia do Anil, Centro de Angra dos Reis, será realizada a conferência de abertura do evento, com o tema ‘Administração Pública e o Desafio da Judicialização das Políticas’, pela Profª. Drª. Vanessa Elias de Oliveira, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

 

       Na quinta-feira, dia 8, as 9h, no IEAR, será realizada a segunda sessão de apresentações dos Grupos de Trabalhos. Às 13h30, acontecerá a Mesa de Debate com a temática “Políticas Públicas e Reforma Política”, coordenada pelo Profº. Drº. Wagner Pralon Mancuso, da Universidade de São Paulo (USP). O Evento será finalizado as 18h30, quando o Profº. Drº. Alcides Fernando Gussi, da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentará a Conferência de Encerramento com a temática ‘O futuro das Políticas Públicas: análise do campo e suas representações”.

 

O Pré III ENPP receberá pesquisadores, professores e alunos de Universidades de todo o Brasil. Somente nos grupos de trabalho, a organização do evento já tem a confirmação da participação de representantes da UFF; UFRRJ; UFRJ; UENF; Unirio; Unesp; FCA/UNICAMP; UFRN; UFRGS; UEMG; UFV; UFPI; EACH-USP; UFSCAR; UCM; UFPA; UFC; PUC-RJ; Estácio de Sá e Unigranrio. O evento conta, até o momento, com 200 inscritos.

 

Para a coordenadora geral do evento, a professora doutora Priscila Riscado, o Pré III ENPP é uma oportunidade para a integração de conhecimento acadêmico no campo de públicas.

O Encontro Nacional de Políticas Públicas é um evento com caráter inovador sob diversos aspectos: é o primeiro no país a ter como foco principal discentes de graduação ingressantes campo de públicas. Ademais, o evento busca integrar em suas atividades os mais diversos perfis de envolvidos no campo de pública, realizando atividades que contam com a presença de acadêmicos, profissionais e especialistas atuantes em diversas áreas no âmbito do campo de públicas, abrangente e multidisciplinar por natureza — afirma Priscila Riscado.

 

Para participar do evento, o interessado deve se inscrever segundo as instruções que estão no site www.enpp.com.br. Todos os inscritos que assistirem as três conferencias receberão certificado de participação expedido pela Universidade Federal Fluminense. O evento conta com lotação máxima em 400 inscritos.

 

O Pré III Encontro Nacional de Políticas Públicas conta com o apoio da Pró-reitora de Extensão (Proex), da UFF; da Prefeitura de Angra e da Fundação TurisAngra; e do Iate Clube Aquidabã. Mais informações podem ser obtidas no site www.enpp.com.br ou pelo e-mail enpp.iear@gmail.com. Segue abaixo a programação do ENPP.

 

 

Programação Completa

 

Dia 07/06 – quarta-feira

13h00 - Abertura Oficial Pré III ENPP

13h30 às 17h30 - 1ª Sessão de Apresentações dos 3 Grupos de Trabalhos GTs

17h30 - Coffee-break

18h30 - Sessão de abertura: Profº. Drº Augusto Lima (Diretor IEAR), Representantes Prefeitura de Angra, PROEX e Iate Clube Aquidabã.

19h às 20h30 - Conferência de Abertura: ‘Administração Pública e o Desafio da Judicialização das Políticas’, Profª. Drª. Vanessa Elias de Oliveira (UFABC) / Coordenação – Profª. Drª. Priscila Riscado (UFF) / Debatedor: Profº. Drº. Andrés Del Rio (UFF)

 

Dia 08/06 – quinta-feira

9h às 12h - 2ª Sessão de Apresentações dos 3 Grupos de Trabalhos GTs

12h – 13h30 - Almoço

13h30 às 17h30 - Mesa de Debate: “Políticas Públicas e Reforma Política”. Profº. Drº. Wagner Pralon Mancuso (USP)

17h30 – 18h00 - Coffee-break

18h30 – 20h30 - Conferência de Encerramento: ‘O futuro das Políticas Públicas: análise do campo e suas representações”; Profº. Drº. Alcides Fernando Gussi (UFC) / Matheus Pais Portela (FENEAP) / Debatedor: Profº. Felipe Brasil (UFSCAR) / Coordenação – Profª. Drª. Priscila Riscado (UFF)

 

 

HISTÓRICO DO ENPP

 

        O ano de 2014 marcou o surgimento, portanto, do I Encontro Nacional de Políticas Públicas, organizado e realizado no IEAR – Instituto de Ensino de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense/RJ (IEAR-UFF). Em sua primeira edição, o evento contou com a participação de mais de trezentos alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. Foram identificadas mais de quinze instituições de ensino, com destaque para as delegações da UENF, UFABC, UFRGS, UFF, UNILA, UFRB e UFRN, mostrando o potencial nacional e a necessária representação de um evento nacional sobre Políticas Públicas.

 

 

I Encontro Nacional de Políticas Públicas, Universidade Federal Fluminense, IEAR/Angra dos Reis, 2014

 

 

        Considerando este cenário de sucesso, e atendendo aos pedidos de continuidade, a Comissão Organizadora realizou o II Encontro Nacional de Políticas Públicas, no campos de Araraquara-SP da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o objetivo de contribuir com o aumento dos espaços de debate e estreitamento das relações entre alunos dos diversos programas de graduação e de pós-graduações, dos mais diversos campos do conhecimento que se dedicam ao estudos e análise das políticas públicas, oferecendo espaço para apresentação e discussão de suas pesquisas, mesas de debate com profissionais renomados, minicursos metodológicos e trocas de conhecimento. Pretende-se também oferecer um novo espaço para reflexão crítica sobre teoria e prática no âmbito do campo das Políticas Públicas, no Brasil e no exterior

 

II Encontro Nacional de Políticas Públicas, Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Araraquara, 2016

 

 

        O evento agora se prepara para a sua terceira edição, com a realização do Pré III ENPP. Ficou decidido pela Comissão Organizadora permanente, que o evento acontecerá bienalmente, de maneira itinerante, e que em anos intercalados serão realizados os pré encontros, sempre na sede do IEAR, onde o evento foi criado, para discutir as diretrizes que serão abordadas no ano seguinte.

Premium Drupal Themes by Adaptivethemes