Pular para o conteúdo principal

Você está aqui

Ampliação do Gestão de resíduos sólidos ao IEAR (UFF-ANGRA)

Enviado por George em sex, 07/07/2017 - 13:25

No dia 27/06, no auditório do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), integrantes do “Gestão de Resíduos Sólidos”, ação extensionista da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFF), participaram de reunião ampliada, coordenada pelo Prof. Anderson Mululo Sato (Departamento de Geografia e Políticas Públicas e vice-diretor do IEAR) com a comunidade acadêmica (docentes, técnico-administrativos, discentes e prestadores de serviço). O encontro buscou realizar a apresentação e debate do programa de extensão “Ações Sustentáveis na UFF” e do projeto de extensão “Gestão de Resíduos Sólidos”, este vinculado àquele e ambos supervisionados por Anna Cavaliere. Também participaram da reunião a arquiteta Luciana de Velasco da Superintendência de Arquitetura e Engenharia (SAEN), e a Prof.ª Maria Beatriz Soares, representando a PROEX.

 

 

A parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto de Educação de Angra dos Reis-UFF, Departamento de Geografia e Políticas Públicas, visa o desenvolvimento de ações sustentáveis dentro da universidade no âmbito do projeto de extensão “Gestão de Resíduos Sólidos”. A PROEX que já desenvolve este projeto na sede em Niterói, agora pretende ampliá-lo para o município de Angra dos Reis, adequando-o à realidade local.

 

No dia 28/06, devido ao interesse da PROEX/UFF e do IEAR/UFF desenvolverem o projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (PMAR), houve uma segunda reunião para a apresentação do Projeto “Gestão de Resíduos Sólidos” a parceiros estratégicos. Para este segundo encontro foram convidados, pelo Prof. Anderson Mululo Sato, os seguintes participantes: Sr. Alexandre Giovanetti Lima (Secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/PMAR), o Sr. Claudio Ribeiro Pires (Assessor Região Sul/Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/PMAR), o Sr. Domingos (jornalista do Folha do Litoral-Costa Verde, sediado em Paraty/RJ), e o Sr. Leonardo Soares (Coordenador da sustentabilidade da Enel), convidado pela supervisora do projeto “Gestão de Resíduos Sólidos”, para participar da reunião através de conferência virtual, no intuito de apresentar o projeto Ecoenel.

 

A reunião de intenso debate entre os participantes que a integraram, atingiu os objetivos propostos, resultando em formulação de propostas para serem colocadas em prática de imediato. A participação virtual da Enel permitiu respostas imediatas às necessárias adaptações às singularidades do município, o que foi de grande importância para agilização do processo de implementação do projeto em Angra.
Ainda no mesmo dia, a equipe do projeto “Gestão de Resíduos Sólidos” realizou visita técnica, coordenada pelo Prof. Anderson Mululo Sato, ao recente espaço físico doado à UFF pela PMAR, no bairro de Retiro/Angra. Trata-se de um espaço com casario antigo e ampla área verde que se estende até área de preservação ambiental, destinado ao desenvolvimento de projetos formulados pela UFF.

 

Já no dia 29/06, a arquiteta Luciana de Velasco da SAEN conferiu, através da planta da edificação do IEAR/UFF, no polo universitário em Jacuecanga, os espaços físicos e seus usos atuais. Providenciou a identificação de coletores, demarcando os locais apropriados para colocação dos mesmos. Além disso, realizou entrevistas e preenchimento de formulários para elaboração do diagnóstico a ser apresentado pela equipe do projeto PROEX/UFF ao IEAR/UFF para implantação do projeto de “Gestão de Resíduos Sólidos” em Angra do Reis.

Premium Drupal Themes by Adaptivethemes