Homenagens ao Professor Rui Ribeiro de Campos

Enviado por George em seg, 10/08/2015 - 19:03

Temos a grande tristeza de informar a perda de nosso colega e amigo, Rui Ribeiro de Campos, professor de geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, desaparecido brutalmente no dia 08 de agosto passado.

Em pouco tempo, Rui conseguiu se tornar apreciado por todos, seus colegas, seus alunos, tanto por suas competências e seu rigor quanto por sua gentileza e seu espírito brincalhão.

Sua geografia era marcada por uma postura crítica e por uma curiosidade intelectual, abordando temas tão diversos como as drogas, a religião, a ditadura, a guerra, o MPB, o cinema.

Além da originalidade do seu pensamento, devemos conservar do Rui a imagem de um homem de grande qualidade e as lições de um pesquisador comprometido para quem fazer geografia, é não parar de questionar a disciplina e o que ela pode contribuir para a sociedade.

Seus colegas e amigos...

(texto: Prof. Michael Chetry)

(Foto: Prof. Anderson Xavier Tibau Gonçalves)

O dia 8 de Agosto de 2015 ficará marcado como o dia em que o nosso grande professor nos deixou.

Poxa Rui, dessa vez nos pegou mesmo, ninguém esperava por essa! Realmente sentiremos sua falta, o tempo de convívio foi pouco, gostaríamos de ter tido mais tempo para estar com o senhor. Estará para sempre nos corações e mentes de todos nós, seus alunos. Agradecemos a Deus por ter nos dado o privilégio de termos sido seus alunos, pena que as futuras turmas não o terão. De qualquer forma, o nome Rui Ribeiro de Campos nunca irá sumir do nosso instituto, nunca!

É realmente "de tirar o chão" quando alguém tão especial como o senhor vai embora, a saudade e as lembranças ficam, junto de um sentimento de "quero mais". A Geografia perdeu um grande ícone, a UFF/IEAR, a educação brasileira hoje chora.

Seguiremos seus passos, seremos os melhores geógrafos que pudermos ser, iremos honrar o centro acadêmico que leva o seu nome e transformarmos o nosso curso, no curso que o senhor sonhava em construir junto de todos.

Todos nós alunos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense Instituto de Educação Angra dos Reis, desejamos força e paz para todos os familiares e amigos deste grande homem.

Rui, por favor, olhe por todos nós daí de cima. Fica aqui a nossa singela homenagem.

Gente, nada de choro ou tristeza, se ele estivesse aqui ele diria que isso é algo normal e que é besteira chorar e que está bem, então honraremos a memória do Rui do jeito que ele gostaria, com muitos sorrisos.

Vai com Deus, Mestre. Sentiremos sua falta.

Segue o link de um vídeo do nosso Mestre compartilhando um pouco do seu vasto conhecimento.

RUI RIBEIRO DE CAMPOS, PRESENTE! AGORA E SEMPRE!!!!

De seus alunos e sempre seguidores: Alessandro - Aline - Almir - Antônio - Angélica - Clara - Cláudio - Elionay - Jonas - Jussara - Lucas - Leandro - Leonardo - Letícia - Matheus - Ramyssa - Sérgio - Suan - Tamires - Thiago - Vitória.